Desenvolvendo a intimidade do casal
O que significa intimidade na relação a dois?
Por vezes, ouço em consultório a seguinte frase: – Doutor, o problema é que nós não temos intimidade. E devo concordar com os clientes, pois a falta de intimidade é, de fato, geradora de vários problemas na relação.
Muito mais do que viver a sexualidade do casal sem constrangimentos, ter intimidade significa ter abertura com o outro; sentir-se à vontade ao lado dele(a); estar conectado ao outro, ligado a ele(a) de uma forma especial.
Essa ligação entre os cônjuges pode até estar presente na área sexual, mas transcende essa área.
Dessa forma, quando um casal desenvolve amplamente a sua intimidade, há muitos ganhos na qualidade da relação.
Seguem, então, algumas orientações para se desenvolver a intimidade do casal:
- Comprometer-se nas discordâncias. Busque o meio-termo quando estiverem diante de um desacerto. Pergunte: – O que faria nós dois felizes?
- Invista tempo do seu no seu companheiro. Seja no almoço, no jantar ou conversando baixinho na cama, desligue a TV, esqueça as crianças ou outras preocupações e procure saber como o seu companheiro está, como foi o dia dele, o que ele fez no trabalho.
- Planejem uma noite ou dia para namorarem e se curtirem. Vista-se de forma a agradar o outro e saiam para jantar fora, assistir um filme ou ir a uma festa. Procurem rir juntos nessa ocasião.
- Busque a empatia. Procure se colocar no lugar do outro diante das discordâncias. Pense que, com a história de vida dele(a), você também poderia pensar ou agir como ele(a).
- Mostre curiosidade e interesse pelo seu parceiro. Quando ele(a) falar, olhe nos olhes dele(a) e escute atentamente o que ele(a) tem a dizer.
- Surpreenda o seu parceiro. Proponha, subitamente, uma atividade que vocês possam fazer juntos ou algo de que ele(a) goste. Quem sabe uma viagem para uma cidade próxima ou uma aula de dança?
- Escreva mensagens de amor. Deixe mensagens de amor na agenda dele(a), ou na tela de abertura do celular ou no bloco de anotações do escritório.
- Valide o seu parceiro. Reconheça atitudes dele(a) que têm relevância para o casal e diga isso para ele(a) e/ou para outras pessoas na frente dele(a).
- Mostre respeito. Contenha o volume da voz nas discussões, evite críticas desnecessárias e procure ouvir antes de dizer qualquer coisa num momento de uma conversa dura.
- Divida responsabilidades. Assuma a sua parte de responsabilidade nas tarefas domiciliares e se ofereça para ajudar quando puder.
Aliás, essas atitudes são simples e facilmente aplicadas no cotidiano. Por isso, invista no desenvolvimento da intimidade entre você e seu parceiro(a).
Terapia conjugal
Caso você tenha tentado todas essas formas de desenvolver a intimidade com o seu cônjuge, mas não foi bem-sucedido e pensa que não há mais esperança, considere a Terapia de Casal como uma ferramenta importante para desenvolver ou resgatar a confiança e a intimidade na relação.
O Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Brasília oferece terapia de casal para o acompanhamento do casal. E para auxiliar no desenvolvimento da relação conjugal saudável. Por isso, entre em contato e marque uma consulta. Fone: (61) 3242-1153.
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil.