Psicoterapeuta: o que é, tipos, benefícios e quando consultar
A psicoterapia é uma intervenção psicológica, utilizada como forma de tratamento para diversos transtornos mentais.
Em outras palavras, a psicoterapia ajuda o paciente a resolver problemas emocionais e a modificar certos aspectos que o tornam vulnerável.
Portanto, se você estiver com problemas de ansiedade, depressão, distúrbios alimentares ou outros problemas semelhantes, um psicoterapeuta certamente te ajudará.
Dessa forma, psicoterapeuta é a pessoa que, sendo médico ou psicólogo, também fez uma formação especial (a partir de alguma área da psicoterapia), depois exerceu a psicoterapia supervisionada.
Assim, se deseja saber mais sobre o trabalho do psicoterapeuta, neste artigo você encontra:
- Entenda o que é um psicoterapeuta
- Conheça os principais tipos de psicoterapeuta
- Benefícios do tratamento realizado com um psicoterapeuta
- Psicoterapia no Inpa – Conheça as modalidades
- Como agendar uma consulta no Inpa
Entenda o que é um psicoterapeuta
O psicoterapeuta é um profissional que trabalha as questões emocionais dos pacientes por meio do diálogo.
Dessa forma, ele pode aplicar abordagens construtivas para que os pacientes lidem melhor com seus problemas.
Isso inclui se conectar consigo, trabalhar relações interpessoais, crises de estresse, ansiedade, mudanças de hábitos e outros transtornos psicológicos.
A principal ‘’ferramenta’’ de trabalho do psicoterapeuta é a fala, fazendo com que haja uma relação mútua, honesta e direta entre paciente e profissional.
Além disso, as sessões de terapia são sempre sigilosas, mantendo assim a confidencialidade do paciente preservada – a confiança é peça chave na relação entre o psicoterapeuta e o paciente.
Qual é a função do psicoterapeuta?
Em geral, os terapeutas agem como um guia para ajudar seus pacientes a descobrir como se sentem genuinamente.
Certas pessoas se sentem melhor e encontram suas soluções em algumas poucas sessões, enquanto para outros, a terapia pode significar uma jornada mais longa.
Para aqueles que se dedicam às sessões, são honestos, curiosos e vulneráveis no tratamento, os resultados podem ser recompensadores, trazendo incontáveis benefícios que enriquecem a vida.
Os psicoterapeutas estão preparados para ouvir de uma forma compassiva, e não julgadora.
Eles são especificamente treinados não apenas para ouvir o conteúdo do que está sendo dito, mas também para ouvir nuances sutis, mecanismos de defesa, respostas emocionais e necessidades psicológicas dos pacientes.
Devido a sua capacidade de ouvir dessa forma, a pessoa pode discutir assuntos pessoais de uma maneira que lhe permita encontrar suas próprias soluções, receber valiosas descobertas emocionais e experimentar uma nova visão sobre tudo que acontece ao seu redor.
Conheça os principais tipos de psicoterapeuta
Para cada estilo de psicoterapia, há um tipo de psicoterapeuta.
Aqui estão alguns exemplos:
O psicoterapeuta na terapia individual
Na terapia individual, o psicoterapeuta cria um ambiente onde a dor emocional, déficits ou vulnerabilidades podem ser tratados antes que afetem negativamente ou perturbem ainda mais a vida de alguém.
A terapia individual é o modelo focado nas preocupações imediatas ou futuras do indivíduo.
Muitas vezes, a terapia individual inclui trabalho emocional de natureza e pode incluir a exploração de crenças, pensamentos, identidade, nutrição, barreiras e significado.
Uma sessão individual pode consistir em diferentes abordagens teóricas, incluindo: terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia psicodinâmica e outras abordagens.
No trabalho de TCC, o terapeuta pede ao paciente que se concentre nos pensamentos e padrões que podem ser uma preocupação em sua vida diária.
O psicoterapeuta pode então explorar como os pensamentos do paciente se relacionam com suas atitudes atuais ou como estão se comportando.
Assim, a pessoa pode então ser solicitada a começar a criar correlações com base no que ele deseja mudar em sua vida.
O objetivo final é ajudar as pessoas a mudarem os padrões prejudiciais.
O psicoterapeuta na terapia em grupo
O objetivo do psicoterapeuta na terapia de grupo é facilitar cada reunião.
A terapia de grupo pode oferecer um calor e um senso de comunidade que não podem ser encontrados facilmente em outros tipos de terapia.
Além disso, essa terapia oferece a mesma confidencialidade e afirmação que o modelo individual oferece, mas é em um fórum mais amplo e com outras pessoas que podem estar compartilhando uma experiência semelhante.
O foco da terapia em grupo é duplo: primeiramente, serve como um local para reunir vários pacientes com experiências semelhantes e, em segundo lugar, fornece uma oportunidade para explorar a dinâmica de conversação e partilha.
Essa abordagem dupla permite o crescimento da identidade individual e como membro de algo maior.
Curiosamente, os outros membros do grupo costumam servir como fonte de percepção e apoio, ao mesmo tempo que reforçam a ideia de que cada indivíduo não está sozinho em seu ambiente.
O psicoterapeuta na terapia de casal
A terapia de casal é um tipo de psicoterapia para casais ou parceiros estabelecidos.
Tem como objetivo resolver problemas no relacionamento, aumentar os níveis de intimidade ou ajudar ambas as partes a cultivar melhores formas de se conviver.
Na terapia de grupo, a função do psicoterapeuta é atuar como mediador. Um terapeuta de casais ouve ambas as partes igualmente, trabalhando para proporcionar um relacionamento saudável.
É necessário esclarecer que o terapeuta não está do lado de ninguém: em vez disso, ele está agindo como um juiz para o seu relacionamento e para ajudá-lo, para que assim o relacionamento seja agradável e benéfico para os dois.
Os psicoterapeutas especializados em casais, são treinados para ajudar as pessoas a desbloquear seu próprio potencial, identificando quaisquer sintomas específicos que possam estar afetando todas as partes envolvidas.
O psicoterapeuta na terapia familiar
A terapia familiar parte da teoria de que as famílias operam em um “sistema”.
Esse tipo de terapia especializada, visa ajudar o sistema familiar a funcionar de forma mais eficaz, permitindo que cada membro tenha mais oportunidades dentro da família.
Ser parte de uma família e mantê-la unida pode ser uma dinâmica desafiadora.
Um psicoterapeuta pode fornecer comentários sobre a rotina da família, permitindo que ela (cada um dos membros, de forma conjunta) determine quais mudanças podem ser implementadas para melhorar o funcionamento geral.
Cada família tem sua própria cultura, com seus próprios costumes, códigos, rituais, regras e valores.
Uma terapia familiar eficaz leva em consideração a cultura específica de sua família e utiliza esse conhecimento como parte do curso de tratamento apropriado.
O psicoterapeuta na terapia infantil
A terapia infantil ou ludoterapia, envolve o uso de brinquedos, blocos, bonecos, fantoches, desenhos e jogos para ajudar a criança a reconhecer, identificar e verbalizar sentimentos.
Os brinquedos podem atuar como símbolos e ter um significado mais amplo, objetivando uma maior compreensão dos pais e profissionais sobre a realidade e as motivações da criança ao tomar certas atitudes.
Como muitas vezes a criança não consegue se expressar adequadamente no mundo adulto, o terapeuta se junta à criança em seu mundo, em seu nível.
O psicoterapeuta observa como a criança usa materiais lúdicos e identifica temas ou padrões para compreender seus problemas.
Por meio de uma combinação de conversa e brincadeira, a criança tem a oportunidade de compreender e gerenciar melhor seus conflitos, sentimentos e comportamento.
Benefícios do tratamento realizado com um psicoterapeuta
Para quem nunca fez terapia antes, a ideia pode parecer intimidante.
Muitas pessoas não sabem o que esperar ou se sentem fechadas e tímidas, fazendo com que ela questione a necessidade de um acompanhamento psicológico.
Mas, o fato é que a psicoterapia pode melhorar imensamente a qualidade de vida de uma pessoa.
De acordo com uma pesquisa realizada pela American Psychological Association, nos Estados Unidos, cerca de 75% das pessoas que iniciam a psicoterapia afirmam que se beneficiam dela diariamente, mostrando que os pacientes se tornaram mais capazes de desempenhar atividades cotidianas.
Por isso, aqui estão alguns benefícios que a psicoterapia pode proporcionar:
1. Superação de comportamentos prejudiciais
Na psicoterapia, os terapeutas ajudam o paciente a identificar padrões de pensamento negativos e comportamentos destrutivos.
Além disso, ensinam estratégias para evitá-los. Isso é particularmente benéfico para pessoas que lutam contra a automutilação, distúrbios alimentares ou pensamentos suicidas.
2. Identificação de gatilhos
Muitas vezes, comportamentos negativos são desencadeados por gatilhos ou circunstâncias externas que provocam emoções ou sentimentos desagradáveis.
Na terapia, o paciente aprenderá a perceber quando esses gatilhos são acionados e a criar estratégias para controlar sua reação.
3. Aprende mecanismos de enfrentamento saudáveis
Ao se deparar com situações estressantes, a pessoa pode reagir de maneira ineficaz ou mesmo perigosa.
Substituir essas reações por mecanismos de enfrentamento saudáveis e positivos pode ajudar a controlar emoções e a se manter produtivo.
4. Superação de relacionamentos passados
Relações interpessoais saudáveis são cruciais para a manutenção de uma boa saúde mental. Mas, muitas vezes o fim de relacionamentos românticos podem gerar muito estresse e desgaste emocional.
Por isso, aprender a melhorar a comunicação e a resolver conflitos de maneira construtiva por meio da terapia, pode fortalecer relacionamentos com amigos e familiares.
5. Melhora na autoestima
A psicoterapia ajuda a desenvolver uma nova visão sobre si mesmo, a aumentar a confiança e tornar-se mais autoconsciente sobre sua mente e corpo.
Isso incentiva o paciente da terapia a assumir uma responsabilidade pessoal por suas ações e aprender a administrar seus problemas de maneira mais objetiva e pontual, sem rodeios.
Psicoterapia no Inpa – Conheça as modalidades
Durante a psicoterapia, você aprende sobre sua condição e seu humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Ela ajuda você a aprender como assumir o controle de sua vida e responder a situações desafiadoras com habilidades de enfrentamento saudáveis.
Existem muitos tipos de psicoterapia, cada um com sua própria abordagem. O tipo de psicoterapia certo para você depende da sua situação individual.
Aqui estão os tipos oferecidos pelo Inpa:
Psicoterapia individual
Os problemas tratados por meio da psicoterapia individual variam de modo amplo.
Entretanto, podem ser enquadrados em uma grande categoria chamada “problemas de relacionamento”, sejam relacionamentos do indivíduo com o mundo, com as pessoas ou consigo mesmo.
De forma frequente, tais problemas não são visivelmente percebidos.
Por exemplo: o sofrimento por medo de perder alguém pode ser muito silencioso, incomodar-se por não saber lidar em situações sociais, medo de fechar grandes negócios numa empresa, medo de dirigir um carro sozinho(a), ansiedade diante dos problemas do cotidiano.
Tais golpes na autoestima não são, muitas vezes, comunicados aos outros. Outras vezes são, mas quem ouve não dispõe de instrumentos para ajudar com eficácia, por isso, indica-se a psicoterapia individual.
Terapia de casal
O objetivo da terapia de casal, também chamada de terapia conjugal, é favorecer o desenvolvimento de comportamentos que conduzam a um melhor relacionamento do casal.
Por isso, o psicoterapeuta de casal auxilia a entender a história individual dos cônjuges e a história do relacionamento conjugal.
Dessa forma, a partir do conhecimento das preferências e das necessidades individuais e do casal, podem ser traçados objetivos comuns para os parceiros.
Para que o casal engaje de forma mais satisfatória no relacionamento, indica-se a terapia de casal, que pode ser feita somente em dupla, ou também em sessões com somente um dos parceiros(as).
Terapia Sexual
A terapia sexual é o tratamento das disfunções ou inadequações sexuais. Portanto, caso perceba algum indício de disfunção sexual, procure um psicoterapeuta sexual.
Como exemplo de disfunções sexuais no homem, pode-se citar a disfunção erétil, a ejaculação prematura e o transtorno orgásmico.
Já para as mulheres, exemplos de disfunções sexuais podem ser a falta de desejo sexual e a anorgasmia.
Aliás, outros problemas sexuais, tais como as parafilias (desvios sexuais) e transtorno de identidade de gênero, também podem ser tratados pela terapia sexual.
A sexualidade humana é um fenômeno complexo onde estão presentes fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.
Por isso, para a identificação e diagnóstico de disfunções e desvios do comportamento sexual, indica-se a terapia sexual.
Terapia Familiar
A Terapia Familiar tem como objetivo auxiliar a família na manutenção de relações harmoniosas entre os seus membros.
Seja com a intenção de melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar o membro por meio das mudanças nessas relações, o psicoterapeuta familiar cumpre o papel de mediador, num contexto em que clientes e terapeutas participam ativamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores.
Por isso, o levantamento dos determinantes históricos dos problemas familiares, o entendimento do contexto atual com os comportamentos indesejáveis e a comparação com o que é desejável para a família é de suma importância para a mudança no processo de terapia familiar.
Terapia Infantil
Na terapia infantil, tem-se como referencial o sofrimento da criança e como objetivo ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor.
Portanto, são inúmeras as razões que levam pais ou responsáveis a procurar terapia para suas crianças.
Os comportamentos-problema nas crianças podem estar associados à falta de habilidade para lidar com situações adversas e difíceis.
Logo, por exemplo, a separação dos pais ou mudança de escola, podem ser motivos para a procura de terapia infantil.
Então, podemos destacar:
- Baixo rendimento escolar;
- Comportamentos agressivos;
- Timidez;
- Enurese noturna;
- Hiperatividade;
- Dificuldades de interagir com outras crianças ou familiares;
- Depressão, e
- Obesidade.
Nestes casos, a terapia infantil irá auxiliar na aquisição de novos comportamentos eficientes para lidar com as situações geradoras do estresse emocional.
Contudo, a participação dos pais também é fundamental.
Terapia Online
Ninguém pode negar que a tecnologia já toma conta do nosso mundo.
E, graças à internet, vários serviços tradicionais precisaram se reinventar para não ficarem obsoletos.
Por isso, profissionais de qualquer lugar do mundo podem oferecer tratamento à distância.
As terapias online são um grande exemplo disso.
Na terapia online, as sessões de terapia e orientações psicológicas são realizados em plataformas de vídeo-chamadas, utilizando a internet.
Além das vídeo-chamadas com o psicoterapeuta, o paciente ainda pode ter o apoio do profissional trocando mensagens de texto ou e-mails.
Como agendar uma consulta no Inpa
Você pode agendar a sua sessão de psicoterapia por meio do nosso site, ligando para (61) 3242-1153 61 ou mandando um WhatsApp para (61) 3242-1153.
Assim, após entender um pouco mais sobre o que faz um psicoterapeuta e quais são os benefícios da terapia, você pode eleger a modalidade de atendimento que seja melhor para a sua programação e entrar em contato conosco.
Realizamos terapia online!
Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada, Asa Sul, Brasília – DF, Brasil